Idealizado a partir dos princípios dos colegas Nut. Ms. Valéria Paschoal e Nut. Farm. Gabriel de Carvalho, o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional foi fundado em 9 de julho de 2004, em Porto Alegre.
Desde que começaram as duas primeiras turmas de Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional (pelo CVPE / UnIb – www.vponline.com.br/cvpe), em Porto Alegre e São Paulo (março de 2003), percebemos que os conhecimentos da Nutrição Funcional não poderiam se restringir a uns poucos nutricionistas.
Assim, pelo esforço pessoal de nossa colega Ângela Maria Gindri Martins, hoje membro da Diretoria do CBNF, iniciou-se toda a organização legal da instituição. O diferencial importante, que determinamos desde o início, é que seríamos uma entidade sem fins lucrativos.
Com algumas reuniões, iniciamos a conversar e planejar como seria o CBNF, quais seriam seus objetivos e metas, quem seriam os sócios, como se daria a inter relação com os membros, etc. Enfim, tudo o que estamos realizando agora!
Todos sabemos que a Nutrição é essencial a vida de todos os seres humanos. No CBNF, estamos trabalhando com a certeza de que, no futuro, Nutrição Funcional é a nutrição que será feita por todos os nutricionistas, e não precisaremos mais adjetivá-la como “Funcional”, mas simplesmente “boa nutrição”.
Missão:
Difundir os fundamentos da Nutrição Funcional para nutricionistas e demais profissionais da área da saúde para organizar e fomentar ações que promovam saúde integral e consciência ambiental.
Visão
Ser um instituto capaz em disseminar conhecimento científico, ferramentas, conceitos e práticas da Nutrição Funcional.
Valores:
- Integridade e ética: agir com coerência e compromisso de acordo com o código de ética da profissão;
- Liderança: construir e congregar esforços para a melhor compreensão do processo saúde-doença no contexto da Nutrição Funcional;
- Qualidade: oferecer bases para discussão científica com intuito de um entendimento amplo da Nutrição Funcional para nutricionistas e demais profissionais da saúde;
- Sustentabilidade: trabalhar com as tecnologias sociais disponíveis, promovendo a inter-relação entre meio ambiente, ações civis e saúde, para possibilitar a expansão da saúde com vitalidade positiva para todos, com base na responsabilidade social e ambiental.
Objetivos:
- Congregar nutricionistas que utilizem os princípios básicos da Nutrição Funcional em sua prática diária;
- Divulgar à sociedade a nutrição funcional e os profissionais que a praticam;
- Elaborar recursos audiovisuais a serem utilizados com os pacientes, ajudando-os na compreensão do processo saúde-doença;
- Estabelecer parceria com centros educacionais para a realização de cursos, palestras, Congressos.