Baixe a versão parcial da revista. Para baixar a completa, é necessário ser associado.
A individualidade bioquímica é um pilar fundamental da nutrição funcional, que direciona condutas personalizadas para cada indivíduo. Esta edição traz uma revisão que tem como tema central a aplicação da nutrigenômica na determinação do melhor tipo de dieta, mostrando o impacto das variações genéticas nas nossas necessidades nutricionais individuais.
Contribuindo para a atualização e prática clínica dos nutricionistas em relação às doenças crônicas não transmissíveis, duas revisões elucidam o papel da nutrição tanto na perda e manutenção do peso corporal, evitando o efeito sanfona ao considerar as variações endócrinas nas fases de perda de peso, quanto na tireoidite de Hashimoto, trazendo a importância do selênio na modulação desse desequilíbrio tireoidiano.
Na área de fitoterapia funcional, esta edição conta com um artigo esclarecedor acerca dos efeitos da canela no diabetes mellitus, mostrando resultados promissores dessa especiaria como agente terapêutico coadjuvante principalmente para o diabetes mellitus tipo 2, em pacientes descompensados.
As flores comestíveis são muito apreciadas na gastronomia por sua beleza, cores vivas e sabores
marcantes. Os benefícios dessas flores vão além das características sensoriais, podendo ser promissores à saúde humana, e nesta edição você vai conhecer mais sobre algumas dessas flores comestíveis encontradas em nosso país.
Com a chegada do inverno, torna-se essencial o suporte nutricional ao sistema imunológico. Na sessão de gastronomia, trazemos uma receita com propriedades nutricionais voltadas ao fortalecimento do sistema imune e que ainda valoriza a nossa biodiversidade: sopa imunoestimulante de cará-moela, gengibre e alho-poró.
Recentemente foi lançada no Brasil a campanha Stop Food Waste Day, que teve como embaixadora a Dra. Valéria Paschoal. Na matéria jornalística desta edição, conheça mais sobre essa importante campanha e outras iniciativas contra o desperdício de alimentos, que é uma temática preocupante no Brasil e no mundo.
Boa leitura!